COMPARTILHE!

domingo, 18 de março de 2012

Não tens tempo para ganhar tempo?



Falta tempo para você ganhar tempo? Muitas vezes este é um dilema para muitas pessoas. Frequentemente nos deparamos com situações de cronograma apertado, e tendemos a sair resolvendo os problemas de forma braçal com a maior urgência do mundo. Por este motivo, após o fim da Série Faça MUITO MAIS com o seu TEMPO, resolvi publicar este texto.

Trata-se de uma parábola que circula na internet, a respeito de um lenhador que certamente teria o "BOMBEIRO" como resultado no teste de perfil de uso do tempo. Leia abaixo:


Não Esqueça de Afiar Seu Serrote

Um homem andava pela floresta quando avistou um lenhador cortando lenha. Aproximou-se dele e observou que ele fazia muito esforço para serrar e separar os pedaços de madeira. Suava muito, e suas mãos calejadas pela atividade árdua não paravam de trabalhar. Penalizado com a situação do lenhador, o  homem pensou em ajuda-lo. Percebendo que o serrote não estava afiado e isso dificultava muito o trabalho, comentou:
-Senhor! Já tentou afiar o seu serrote? Isso facilitaria o seu trabalho!

Sem parar o que estava fazendo, o lenhador respondeu:
- Eu estou com tanto trabalho que não tenho tempo de afiá-lo!
- Mas... afiar o seu serrote seria a melhor maneira de facilitar o seu trabalho, ganhar tempo e produzir mais!
- Quando me sobrar tempo, eu o afiarei. Mas por enquanto preciso continuar, pois tenho prazo para entrega.

E o homem percebeu que o lenhador não havia entendido que parar e  afiar o serrote seria a maneira mais rápida de fazer o seu trabalho. Poderia perder um pouco de tempo naquele momento, mas com certeza iria recuperá-lo em breve.

Considerações Finais


Nos negócios também é assim. Precisamos trabalhar mais com a cabeça e menos com os braços. Muitas vezes a adoção de um método que nos fará economizar tempo é postergada por falta de tempo. Isso reflete o medo que as pessoas tem de pararem para pensar antes de fazer as coisas.


Palavras-Chave: Administração de Tempo, Tempo, Esforço, Fábulas

Sobre o autor:
Curriculum Vitae
Site Pessoal
RECEBA NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL:
Digite seu endereço de e-mail:


Provido por FeedBurner

Nenhum comentário: