COMPARTILHE!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

TESTE: Descubra seu perfil de uso de tempo

Você administra bem seu tempo? Antes de começar a publicar a série de textos "VOCÊ dono de seu tempo", resolvi criar este teste. Peço desculpas por não ser "aquele teste" todo dinâmico, mas vale o esforço de se fazer um trabalho um pouco mais manual. Eu procurei inovar neste teste em relação aos mais comuns que vemos por aí, pois tentei mapear alguns perfis de uso de tempo, e não apenas dizer se você o gerencia bem ou não.
Primeiramente, este teste tem dois objetivos: a) permitir que o leitor do Feijoeiro saiba determinar como administra seu tempo; b) permitir que eu saiba o perfil dos leitores, para direcionar a eles os textos sobre o tema. Sendo assim, para cumprir com o item 'b', vou precisar da colaboração dos leitores, e pedir que eles comentem, seja como comentário aqui no blog, ou no Facebook ou Twitter (@feijoeiroblog) - como preferir. Ao atender meu pedido, você ajudará na eficácia dos próximos materiais. Também foi pedir que me comunique sobre eventuais divergências sobre a metodologia e os resultados do teste - isso pode me ajudar a aperfeiçoá-lo!

Eu mapeei 4 diferentes perfis de administração de tempo até então. Ao longo deste teste, teremos algumas perguntas para avaliar seu comportamento e seus resultados em relação ao tempo. Ao final teremos a forma de avaliação delas. Sugiro pegar uma folha de papel para marcar as respostas e para contabilizar a pontuação ao final!

O Teste

1) Você tem objetivos claros e bem definidos?
  a) Sim, e os utilizo como base para priorizar minhas tarefas.
  b) Sim, mas não os utilizo como base para priorizar minhas tarefas.
  c) Não.

2) Como você realiza suas atividades?
  a) Agindo mais e pensando menos: não perco tempo pensando muito e vou direto à atividade.
  b) Planejo por bastante tempo qualquer atividade.
 c) Simplesmente defino o padrão de qualidade a ser alcançado, se aplicável, e planejo atividades mais complexas, para então executá-las.

3) Como você conclui suas atividades?
  a) Encerro assim que atingir o mínimo de qualidade.
  b) Acabo rapidamente e não dedico muito tempo a conferir se houve o mínimo de qualidade.
  c) Só paro quando achar que a atividade está muito boa.

4) O que lhe descreve melhor?
 a) Tenho muitas atividades pendentes e que nunca tenho tempo para realizar, pois a todo momento me solicitam mais alguma coisa para fazer.
 b) Tenho muitas atividades pendentes ou preciso dedicar-me por tempo extremo para fazer tudo, mas tenho certeza de que entrego com qualidade muito acima da média das outras pessoas.
  c) Tenho muitas atividades pendentes, mas não me enquadro nas opções acima.
  d) Não tenho atividades pendentes.

5) Tempo livre:
  a) Isso existe?
  b) Passo com a família ou em outras atividades que me dão prazer.

6) Quando você está sobrecarregado e alguém lhe pede algo, seu comportamento natural é:
  a) Dizer que não posso realizar, ou delegar a outra pessoa esta nova atividade.
  b) Interromper o que estou fazendo e iniciar a nova atividade.
  c) Comprometer-me em fazer indiscriminadamente, pois sei que darei um jeito assim que terminar o que estou fazendo agora.

7) Quantas atividades você costuma realizar ao mesmo tempo?
  a) Uma.
  b) Duas ou mais.

8) Quais destes hábitos melhor descrevem você?
  a) Não fico parado. Se surgir uma pequena brecha na agenda imediatamente olho meus e-mails ou realizo atividade semelhante. Tenho uma sensação de vazio ao ficar parado.
  b) Sou muito tranquilo e não me importo em ficar parado. Mas as vezes aproveito a brecha para planejar novas atividades.

9) Você costuma delegar grande parte de suas tarefas?
 a) Raramente, pois será mais rápido se eu mesmo fizer.
 b) Raramente, pois já diz o ditado, "quem manda melhor faz".
 c) Dificilmente, por motivos distintos das opções acima.
 d) Sempre que possível e que a atividade não seja de grande importância ou urgência.


A Avaliação


Uma vez preenchido o teste, desenhe uma pequena tabela de 4 colunas no papel com os títulos "Perfil 1", "Perfil 2", "Perfil 3" e "Perfil 4". Para cada opção de resposta selecionada, conforme as instruções abaixo, marque 1 ponto para cada um dos perfis indicados para a opção.

1. a) "Perfil 2".
    b) "Perfil 1"; "Perfil 3"; "Perfil 4".
    c) "Perfil 1"; "Perfil 3"; "Perfil 4".

2. a) "Perfil 1".
    b) "Perfil 3".
    c) "Perfil 2"; "Perfil 4".

3. a) "Perfil 2"; "Perfil 4".
    b) "Perfil 1".
    c) "Perfil 3".

4. a) "Perfil 1".
    b) "Perfil 3".
    c) "Perfil 4".
    d) "Perfil 2".

5. a) "Perfil 1"; "Perfil 3"; "Perfil 4".
    b) "Perfil 2".


6. a) "Perfil 2".
    b) "Perfil 1"; "Perfil 4".
    c) "Perfil 3"; "Perfil 4".


7. a) "Perfil 2".
    b) "Perfil 1"; "Perfil 3"; "Perfil 4".


8. a) "Perfil 1"; "Perfil 3"; "Perfil 4".
    b) "Perfil 2".


9. a) "Perfil 1".
    b) "Perfil 3".
    c) "Perfil 4".
    d) "Perfil 2".

Some os pontos de cada opção. A opção com a maior soma representa seu perfil. Caso alguma haja empate entre duas ou mais opções, utilize os seguintes critérios:

  • O "Perfil 1" predomina sobre todos os demais.
  • O "Perfil 3" predomina sobre os perfis 4 e 2.
  • O "Perfil 2" predomina sobre o "Perfil 4".


O Resultado


Perfil 1 - O "Bombeiro". Você parece viver "apagando incêndio". Corre atrás das atividades que requerem  "atenção imediata", e às prioriza em detrimento das atividades que vão melhorar sua vida, seu trabalho e lhe levar a algum bom resultado.

Perfil 3 - O "Perfeccionista". Você pode até não viver apagando incêndio, mas gasta tempo demais em detalhes que não importam muito. Leia este artigo e veja se você não pode obter os mesmos resultados com menor esforço e tempo.

Perfil 4 - O "Não Tão Bom" Administrador de Tempo. Você não está no extremo do perfeccionismo ou de apagar incêndios. Ainda assim, por algum motivo que terás que descobrir ao longo dos próximos textos, você parece não administrar seu tempo tão bem. (descrição do perfil alterada por sugestão da amiga Andréia).

Perfil 2 - O Bom Administrador de Tempo. Você administra muito bem o seu tempo e tem bons resultados! Parabéns! Se ainda assim quiser aguardar os próximos textos sobre administração de tempo, boa leitura, afinal, nunca é demais ler um pouco mais do assunto!

E não esqueçam de mandar seus resultados por comentários ou no mural de nosso Facebook ou Twitter (@feijoeiroblog)!









Palavras-Chave: Testes, Tempo, Administração de Tempo

Sobre mim:
Curriculum Vitae
Site Pessoal