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quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Objetivos e Metas S.M.A.R.T - Série Faça MUITO MAIS com seu TEMPO - Parte 3

Quem pensa que pode administrar seu tempo sem saber o que quer fazer com ele corre o risco de cair facilmente no problema de investir tempo em algo sem relação com o que quer-se alcançar. Simplesmente fazer atividades descoordenadas significa, na maioria dos casos, um incremento na possibilidade de se desperdiçar tempo. Este texto, embora direcionado à série Faça MUITO MAIS com seu TEMPO, pode ser lido também isoladamente.

É por isso que hoje vamos falar um pouco sobre a famosa sigla "SMART", que com certeza quem participou do EMPRETEC, no SEBRAE, já está saturado de ouvir falar. A palavra SMART significa "inteligente", ou ainda "esperto". Mas ela tem um significado a mais sobre o qual falaremos agora, que define como deveríamos elaborar todo objetivo e/ou meta a se buscar.
Primeiramente, sei que o conceito de objetivos e metas é muito amplo, distorcido popularmente, e com muitas divergências a respeito. Sendo a Administração uma ciência não consensual, vou preferir falar na definição que mais me parece razoável de objetivo e meta. Objetivo é aquilo que quer alcançar-se, é uma especificação mais realista de um sonho a ser realizado. É aonde se quer chegar. A meta é um marco, uma etapa do alcance um objetivo. Em resumo, podemos dizer que a meta é uma segmentação de um objetivo que indica um ponto de proximidade do alcance deste.

Existem também diferentes definições para as palavras que compõem o "SMART", mas vou trabalhar com as mais comuns e que mais me parecem fazer sentido. Vou começar largando o principal:

S - Specific, Single (Específico, único)
M - Measurable (Mensurável)
A - Attainable, Agreed (Atingível, acordado - no sentido de estar de acordo)
R - Realistic (Realista)
T - Timely (A tempo)

Específico e único significam, respectivamente, que o objetivo precisa ser claro e com uma boa visão de onde se quer chegar, e que ele precisa ser especial, ter um significado diferenciado de coisas triviais. Estes dois significados são ainda mais importantes quando temos mais pessoas participando da busca por este objetivo, como os colaboradores da sua empresa em um objetivo profissional, ou sua esposa em um objetivo mais pessoal. O específico garante que ele será devidamente compreendido por todos, e ser único serve para criar significado para a causa àqueles que o buscam.

Sobre o objetivo ser mensurável, já dizia o grande consultor de processos Willian Edwards Deming:
"O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado".
Mensurável quer dizer que precisamos atrelar um número ao objetivo ou meta que o quantifique - e neste caso vou dizer que esta característica é ainda mais forte nas metas. Um objetivo pode até não ter explicito seus quantitativos, mas as metas nas quais este será dividido dirão seu "número total" de uma forma ou de outra. A meta, por sua vez, é impossível de ser traçada sem um mensurador - e se você acha que consegue ter uma meta que se possa dizer claramente quando esta for concluída, sem especificar um número, procure bem, pois tens um número "um" escondido e implícito em algum lugar nesta meta, ou estás enganado!

A mensuração de uma meta serve para evitarmos cair no golpe da mediocridade: não poderemos dizer que a alcançamos se não tivermos chegado nela da forma como queríamos inicialmente. Em objetivos e metas conjuntas, onde mais de uma pessoa participa, os números evitam mal entendidos. Criei a imagem abaixo como exemplo que vale mais do que mil palavras.

Agora chegamos na letra "A". Um objetivo que inatingível não serve para nada. É preciso verificar se não é nada ilusório. Além de "Atingível", o "A" também pode indicar "Acordado". Um objetivo do qual mais de uma pessoa participa - seja direta ou indiretamente, precisa ser de pleno acordo entre as partes. Caso contrário, os terceiros que dele participam sem estarem de acordo podem seguir rumos diferentes do planejado e tornam-se verdadeiros problemas. Você marcaria seu casamento e pagaria todas as despesas sem sua futura esposa saber? É um risco muito elevado!

Ser realista também é fundamental para um objetivo ser alcançado. De nada adianta ter um objetivo que dependa de ações com as quais não se possam contar. Não se pode fazer um plano de alcançar uma poupança com R$ 10.000.000,00 se sua estratégia para isso for jogar na mega-sena toda a semana. O plano não será impossível desta maneira, mas não se pode contar com este tipo de fator. Recomendação para empreendedores: MUITO CUIDADO com as metas de vendas elevadas demais!

E, finalmente, um objetivo requer TEMPO. Não adianta estipular um prazo ilusório e querer para o mês que vem algo que leva 10 anos para se conseguir.

Espero mais uma vez que este texto seja de utilidade. Aguardo o feedback dos estimados leitores! Se gostou, lhe convido a ajudar o Feijoeiro compartilhando-o pelo Facebook, Twitter, E-Mail, etc. Também recomendo a assinatura de nosso blog por e-mail - é um pequeno volume de mensagens, e sempre com conteúdo de qualidade!




Série Faça MUITO MAIS com seu TEMPO
Artigos da Série:                    Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4 - Parte 5
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Palavras-Chave: Série Faça MUITO MAIS com seu TEMPO, Série Você dono de seu TEMPO, Séries, Administração de Tempo, Planejamento, SMART, Objetivos, Metas

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